Skip to main content

O Projeto MAVIL

O projeto consiste na continuidade do processo de validação da Matriz de avaliação do Vínculo Longitudinal (MAVIL) na Atenção Primária em Saúde (APS) com vistas ao desenvolvimento de instrumental simples e conciso, de forma a facilitar seu uso por gestores e gerentes da APS nos municípios brasileiros, contribuindo para a institucionalização da avaliação da APS no SUS, e também para a realização de estudos avaliativos referentes a esse tipo de serviço de saúde.

A MAVIL ampara-se no conceito de Vínculo Longitudinal, compreendido como “relação duradoura entre pacientes e profissionais da equipe de APS, que se traduz na utilização da Unidade Básica de Saúde (UBS) como fonte regular de cuidados ao longo do tempo, para os vários episódios de doença e para os cuidados preventivos”. O conceito constitui-se de três dimensões: Identificação da UBS como fonte regular de cuidados, Relação Interpessoal profissional de saúde/paciente e Continuidade da Informação sobre o paciente.

A MAVIL estrutura-se a partir dessas três dimensões e compõe-se de doze critérios, vinte indicadores e respectivas questões e itens de verificação. Tem por fontes das informações a entrevista com o paciente para as dimensões um e dois, e a revisão do prontuário para a dimensão três. Em etapas anteriores a MAVIL passou por validação de construto, conteúdo e aparência, e também por validação estatística.

O presente projeto contempla a análise da sensibilidade, aplicabilidade e reprodutibilidade da MAVIL e será desenvolvido a partir de três componentes intercalados: 1) Aplicação da MAVIL em UBS de municípios em diferentes regiões do país; 2) Constituição de comunidade virtual da MAVIL; 3) Identificação de padrões de comparabilidade. Como produto pretende-se: a) MAVIL pronta para uso; b) Avaliação do alcance do Vínculo Longitudinal nas UBS campos da pesquisa; c) Constituição de Comunidade Virtual da MAVIL; d) Padrões para comparabilidade dos resultados das aplicações da MAVIL.

O projeto foi contemplado com recursos do Edital Produtos Inovadores/Fiocruz – 2º rodada.

about us

Porque usar palavras?

Quando nós temos números

5 anos


Com início do projeto em 2019.

4 Localidades


Manguinhos, Rio de Janeiro | Caruaru, Pernambuco | Dourados, Mato Grosso do Sul | Natal, Rio Grande do Norte

400+ Entrevistas


As entrevistas trazem as informações necessárias para a formulação da matriz avaliativa.

2 Projetos


Durante o período do projeto, ele teve 2 momentos de pesquisa de campo.